O seu carrinho

Asistencia Cliente🇵🇹

 

-15% DE DESCONTO COM O CÓDIGO RDA10

Como é que se pendura um quadro pesado?

Decorar é o ato de embelezar, de tornar algo mais atraente. Pode decorar o interior da sua casa ou do seu escritório para o personalizar a seu gosto. Muitos objectos são úteis para embelezar, mas numa sala decorada, há um elemento que chama mais a atenção: o quadro.

Os quadros são utilizados por muitas pessoas que querem tornar o seu espaço interior mais agradável do ponto de vista estético. O mais espetacular é a forma como os quadros pesados são pendurados na parede. É um trabalho que requer profissionais e ferramentas muito especiais.

Que equipamento é necessário para pendurar um quadro pesado?

Para pendurar com êxito um quadro pesado numa parede, são necessárias certas ferramentas. Estas ferramentas incluem

  • um lápis ;
  • um nível de bolha de ar
  • um martelo
  • detetor de metais
  • detetor de pinos
  • cavilhas ;
  • fita métrica ;
  • cabo ;
  • berbequim com brocas adequadas;
  • chave de fendas
  • ganchos de fixação ;
  • parafusos de ancoragem.

Cada uma destas ferramentas desempenha um papel único, especial e importante. É essencial certificar-se de que dispõe de todas estas ferramentas antes de começar a fixar o quadro. Caso contrário, arrisca-se a fazer um trabalho medíocre.

O que é necessário fazer antes de reparar o quadro?

Em primeiro lugar, é necessário colocar algumas coisas no lugar e certificar-se de que tem as ferramentas certas antes de fixar o quadro. Para saber mais.

Pesar o quadro

Antes de mais, é necessário saber o que é um quadro pesado. Os quadros são classificados em três categorias, consoante o seu peso. A primeira categoria pesa menos de 5 quilos. Esta categoria é conhecida como quadros leves.

A segunda categoria pesa entre 5 e 10 quilos. Esta segunda categoria é designada por mesas de peso médio. A última categoria pesa mais de 09 quilos. Esta é a categoria das pesadas.

A prancha é pesada com uma balança. O peso também pode ser determinado aquando da compra da tábua. Quando for comprar os elementos de fixação que vai utilizar para pendurar o quadro, observe atentamente os pesos indicados na embalagem. Desta forma, evita pagar por ferramentas que não são adequadas para o trabalho que pretende efetuar.

O peso determina a forma como vai pendurar o quadro. Pendurar um quadro pesado requer a utilização de um equipamento específico em função do seu peso. O peso também afecta as ferramentas que utiliza para pendurar o quadro.

Identificar a qualidade da parede

As paredes são feitas de uma grande variedade de materiais. Há paredes de gesso, gesso cartonado, tijolo, azulejos e outros materiais.

A parede onde vai instalar o quadro deve ser capaz de o suportar, sobretudo se se tratar de um quadro pesado. É por isso que é essencial que o instalador possua as técnicas e as ferramentas correctas para que a suspensão seja duradoura e bem sucedida.

Deve também colocar a si próprio as seguintes questões. A parede pode suportar o peso do quadro? Preciso de reforçar a parede? A parede será capaz de suportar as fixações que eu colocar? A resposta a cada uma destas perguntas dir-lhe-á se o quadro será mais pesado do que a parede ou se a parede suportará o quadro.

Identificar a futura posição do quadro na parede

Determinar a posição do quadro na parede é muito importante. Muitas pessoas cometem o erro de fixar o quadro no lugar e depois decidem mudá-lo de sítio. Isto obriga-as a começar tudo de novo.

Ao escolher onde colocar o quadro, é melhor concentrar-se na altura da vista. O quadro só contribui para a decoração se estiver à vista.

No caso de quadros pesados, o instalador tem muitas vezes de fazer buracos na parede, o que deixa cicatrizes. Mudar a posição de um quadro significaria danificar a parede várias vezes. Encontre o local exato onde quer pendurar o seu quadro e depois use um lápis para o marcar. Também pode utilizar fita adesiva para o fazer.

Marcação do ponto de ancoragem

Aqui, precisa de encontrar o nível elevado onde quer pendurar o quadro. Para tal, é necessário ter em conta o tipo de quadro a instalar e a moldura. A moldura não deve estar a um nível inferior àquele que tem de determinar. A maior parte dos quadros tem um cabo preso na parte de trás ou uma argola em D.

Se o quadro tiver um cabo na parte de trás, estique-o até ao limite. Meça a distância entre o ponto mais alto do cabo e o nível mais alto da moldura. Meça a distância a partir do ponto mais baixo do seu primeiro marcador e marque um X neste ponto. Determinou agora o ponto da parede que vai perfurar. É aqui que o seu fixador será fixado.

Para um quadro com uma argola em D ou outro tipo de fixação, estime a distância entre o topo da moldura e a argola. Transfira esta distância para a marca que fez na parede e marque este ponto com um X a lápis. Encontrou agora o local onde a fixação será colocada. Para tornar o quadro mais estável, recomendamos que faça dois pontos de fixação.

O segundo ponto de fixação.

É possível fixar o quadro em dois pontos. Isto é recomendado quando se pretende pendurar um quadro pesado. Quando o quadro tiver um cabo, segure o objeto no local onde o pretende instalar.

Para que o peso seja distribuído de forma homogénea, lembre-se que a distância entre os dois pontos deve ser considerável. Meça a distância entre esses dois pontos e marque-os com um lápis. Pode também utilizar um pedaço de madeira para o fazer. Cada extremidade do pedaço de madeira será, de facto, o local de cada fixador.

Como é que se fixa o quadro na parede?

Depois de ter estes preliminares, pode passar à fixação do quadro na parede. Note que o processo não é sempre o mesmo. Pode variar consoante a natureza da parede. Também são utilizadas muitas ferramentas diferentes para uma fixação bem sucedida.

Fixar o quadro utilizando os pregos de madeira na parede

As vigas de madeira encontram-se nas paredes de gesso ou de cartão-gesso. São as partes mais fortes da parede. Os pregos são, de facto, postes de madeira com cerca de 40 cm de distância, que são instalados quando a parede é feita.

É por isso que são as partes mais fortes da parede. São, portanto, o local ideal para pendurar um quadro pesado.

A desvantagem dos montantes reside no posicionamento do quadro. Nem sempre está no sítio onde se quer que esteja. A melhor solução é utilizar um sistema de suspensão com uma calha, para que o quadro fique no sítio pretendido.

Pode encontrar facilmente os montantes utilizando um detetor de montantes. Também pode detectá-los facilmente batendo suavemente na parede com a mão enquanto ouve o som oco. Assim que o som for diferente e a parede parecer mais dura, então está na presença de uma viga. Mas note que é mais difícil encontrar tachas numa parede de gesso.

Chumbadores de parede

As bu chas são outra forma de fixar quadros à parede. É mais adequada para quadros pesados e funciona perfeitamente quando a parede não tem vigas de madeira. A bucha é implantada diretamente na parede. A sua utilização confere ao quadro uma estabilidade total e uma durabilidade inigualável.

Existem várias versões à escolha, consoante o peso do quadro a instalar e a natureza do suporte. As buchas de parede estão disponíveis em plástico e em metal. A utilização de cada uma delas deve obedecer a casos específicos. As buchas de plástico são recomendadas para pendurar quadros de peso médio. Os que pesam pelo menos 10 quilos.

As buchas de plástico não podem suportar quadros demasiado pesados. As buchas metálicas são ideais para suportar quadros mais pesados. Podem suportar até 15 quilos ou mais.

vue rapprochée sur des crochets posés sur une table. ils sont tous de sortes différentes et permettent d'accrocher un tableau plus ou moins lourd selon la taille.
Ganchos adequados ao tipo de quadro

Ganchos Molly e ganchos borboleta

O mesmo se aplica às cavilhas Molly, que se estendem para dentro da parede. São especialmente recomendadas para paredes de gesso devido às suas propriedades adesivas. Tudo o que tem de fazer é fazer o buraco certo e colocá-lo. As buchas borboleta são mais capazes de suportar pesos pesados. Têm uma mola que se estende atrás da parede para manter o quadro no sítio.

Fáceis de manusear, são mais adequadas para paredes de gesso. Para as utilizar, comece por fazer um furo com o mesmo diâmetro da cavilha dobrada. Em seguida, dobre as partes em forma de asa da cavilha e introduza-a no buraco. Verá que as asas se desdobram na parte de trás do buraco.

Agora, só tem de apertar as cavilhas e pendurar o seu quadro. Utilize o maior número possível de cavilhas para distribuir o peso do quadro de forma mais homogénea. Isto também dará ao quadro um certo grau de estabilidade.

As cavilhas para placas de gesso e as cavilhas borboleta são também muito fortes para pendurar quadros pesados na parede. Funcionam segundo o mesmo princípio que as outras.

A cavilha de ancoragem tem duas pernas que se desdobram quando atravessa a parede. Estas duas pernas ajudam a estabilizar o objeto fixado à parede durante muito tempo.

Kits de suspensão de quadros com calha de suspensão e cabo de suspensão

Este kit, também conhecido como kit de calhas para quadros, é a ferramenta ideal para pendurar quadros pesados. O sistema é constituído por cabos ligados a calhas. As calhas são instaladas na parede. Os ganchos são utilizados para prender os quadros aos cabos.

Como funciona o kit de calhas para quadros?

O kit de calhas para quadros funciona segundo um princípio muito simples. O kit é, de facto, um perfil metálico colocado no topo da parede para suportar o quadro. Uma vez instalado o kit, só tem de pendurar o seu quadro. Não é necessário fazer buracos na parede nem danificá-la. Basta deslizar os varões ou ganchospara o perfil.

Pode alterar a forma como dispõe os seus quadros. A aparência da calha para quadros também lhe dá a opção de colocar os ganchos ou varões que irão suportar os quadros com fios.

Como é que me preparo para fixar o kit de calhas para quadros?

A ideia por detrás deste sistema é fixar uma calha para quadros na moldura e uma segunda na parede, na direção oposta. Verá que tudo se encaixa facilmente um no outro. Desta forma, o quadro deixa de se poder deslocar e fica bem fixo à parede. Utilize um nível para garantir que o quadro fica perfeitamente posicionado.

Com este kit, não precisa de se preocupar com o peso do quadro. Este sistema pode suportar cerca de 140 kg de peso. Além disso, pode colocar o kit de calhas para quadros em qualquer tipo de parede. Também pode ajustar a altura e o posicionamento dos quadros como desejar.

A vantagem é que só tem de os instalar uma vez. Permitem-lhe trabalhar de forma eficiente e eficaz. São de facto uma abordagem rápida, simples e prática. O seu quadro está seguro quando utiliza este kit.

devant un mur blanc, une toile blanche est accrochée avec un kit cimaise qui consiste en 2 câbles suspendus qui retiennent le tableau.
Kit de calhas para cadeiras

Ganchos de parede

Os gan chos de parede são também a melhor forma de pendurar quadros pesados. Tal como as buchas de parede, estes ganchos têm de ser perfurados na parede. Um gancho pode suportar até 12 kg de peso.

Quando o quadro estiver pendurado, pode utilizar um nível de bolha de ar para verificar o trabalho. Ao escolher a broca, certifique-se de que esta corresponde à parede e às medidas das buchas que está a utilizar. Utilize um martelo para martelar os vários componentes na parede, de modo a que possam suportar o quadro.

Suportes de montagem clássicos

Estes suportes causam poucos danos nas paredes. São fáceis de manusear e de fixar. Os suportes com dois furos podem suportar até 20 quilogramas de peso. Os suportes de um só furo podem suportar até 10 kg e são fixados de forma mais segura às paredes de gesso com parafusos.

Certifique-se apenas de que utiliza o número correto de parafusos.

Em paredes de tijolo, argamassa ou azulejos de cerâmica

A principal dificuldade com estas paredes é a perfuração, uma vez que são frequentemente feitas de betão. É preciso ter cuidado na escolha das ferramentas. Um berbequim convencional não serve para o efeito.

Em vez disso, opte por brocas especiais. De seguida, utilize o mesmo processo que para uma parede de gesso. Para isso, é necessário um equipamento um pouco mais potente. Mas este tipo de parede é ideal para pendurar quadros muito pesados.

Para uma parede de azulejos de cerâmica, pode utilizar fita adesiva para evitar que a broca escorregue. Utilize torneiras de plástico quando o quadro escorregar ou se inclinar. Coloque-as nos vários cantos do quadro e verá que não voltará a mover-se.

Ler também: Como pendurar um quadro?

Como pendurar um quadro pesado: resumo

Para concluir, pendurar um quadro pesado depende do tipo de parede e do peso do quadro. Muitas ferramentas, como ganchos, parafusos de ancoragem e outros, podem ser usadas para conseguir isso. Mas estas ferramentas só são eficazes com cargas moderadamente pesadas.

A melhor ferramenta é e continua a ser o kit de suspensão de quadros com calha de suspensão, porque oferece uma série de vantagens. Permite pendurar facilmente quadros de qualquer tamanho sem ter de se preocupar com o peso.

Pode ser instalado sem danificar a parede, e pode substituir a moldura e reajustar a posição do quadro à vontade. O sistema também pode ser adaptado a uma vasta gama de decorações de parede, para não mencionar a resistência e durabilidade que oferece.

Já alguma vez pendurou um quadro pesado? Teve dificuldade em fazê-lo? Deixe-nos saber na secção de comentários.

Entrega gratuita

a partir de 90 euros de compras*

Serviço de apoio ao cliente reactivo

6/7 dias via E-mail

Entrega em Portugal

Entrega em todo o país

100% Seguro

PayPal / MasterCard / Visa

10% de desconto em toda a loja!

Junte-se à nossa lista de clientes VIP e tire partido das nossas ofertas exclusivas, promoções, vendas privadas e receba o seu presente de boas-vindas.