Show Filters

Como escolher um quadro Zen para a sua decoração interior?

Qualquer que seja a divisão em que deseja instalar um quadro Zen, um dos primeiros pontos que deve ter em conta ao escolher o seu quadro é o seu tamanho.

Porque existem vários tamanhos de quadros, tome as medidas das paredes do(s) seu(s) quarto(s) que deseja decorar, para se certificar de que escolhe um quadro que se encaixe perfeitamente na sua decoração interior.

Existem quadros “simples”, numa só peça, que podem ser encontrados em diferentes tamanhos e formatos: vertical ou horizontal.

Também pode encontrar trípticos, ou seja, quadros em três partes, permitindo-lhe ocupar ainda mais espaço e decorar a sua peça como desejar, jogando em volumes, locais e formas para criar uma atmosfera única.

Considere também os materiais e cores que são utilizados no seu interior ao escolher o seu quadro: branco, preto e verde são os tons mais comuns nos quadros Zen. O seu quadro deve, na medida do possível, combinar o resto da sua decoração da melhor maneira possível.

Se o seu interior já é composto maioritariamente por materiais como madeira ou mesmo algodão, conhecidos pelo seu lado calmo e promovendo uma atmosfera Zen, a maioria dos quadros Zen irá misturar-se perfeitamente com a sua decoração.

O que representa um quadro Zen?

Um quadro é essential para trazer um toque de originalidade e cor ao seu interior. Um quadro Zen não é excepção à regra, sendo a sua função principal decorar uma divisão da sua casa.

Mas não esqueçamos a segunda, igualmente importante função de um quadro Zen: relaxamento. Como o nome sugere, este tipo de quadro é escolhido pelos seus padrões e cores que conduzem a relacionamento e relaxamento.

As cores podem ser múltiplas, mas as que devem ser favorecidas serão cores neutras tais como preto, branco, bege ou cores referentes à natureza tais como castanho ou verde.

Quanto aos padrões, eles são tão diversos quanto personalizáveis:

  • vegetação: plantas, árvores, etc. Para trazer um pouco de vegetação a um mundo cada vez mais industrializado, é importante tornar o seu interior cada vez mais verde. O quadro Zen representa frequentemente flores de lótus, bambu, bonsai ou outras pequenas plantas, com tons sempre muito suaves e muito verdes.
  • natureza: sempre no mesmo espírito, poderá encontrar muitas imagens de florestas, calhaus, mas também quedas de água, simbolizando a força e o oxigénio da natureza, que proporciona sempre um grande relaxamento.
  • Buddha: símbolo por excelência de meditação e relaxamento, Buda é um dos pilares da decoração Zen, presente não só na escultura, mas também em muitos quadros.
  • mandalas: imagens de unidade e símbolos de vida em várias religiões, as mandalas têm linhas limpas e suaves que nos convidam a relaxar.

Outros motivos ainda podem ser encontrados, tais como simbosaum, (um símbolo sagrado do Hinduísmo) ou quadros representando as sete chakras, novamente para trazer um toque um pouco mais espiritual e Zen.

Em que divisões pode colocar um quadro Zen?

Mesmo que se possa colocar um quadro Zen em todos os quartos da sua casa, alguns devem ser favorecidos: a sala de estar e os quartos.

Será interessante decorar a sua sala de estar com um quadro Zen para torná-la um verdadeiro casulo e um verdadeiro paraíso pacífico. Como a sala de estar é um local onde nos reunimos frequentemente com a família ou amigos, é bom dar-lhe aquele toque de serenidade que um quadro Zen proporciona.

Quanto aos quartos, são os lugares perfeitos para uma atmosfera Zen: sendo os quartos em que o relaxamento é mais importante, decorar o seu quarto com quadros Zen é realmente uma boa ideia.

Em qualquer caso, a combinação de cores, padrões e materiais utilizados nos seus quadros Zen e na decoração do resto das suas divisões dar-lhe-á o sentimento de relaxamento e paz que procura.

 

Pode colocar um quadro Zen no quarto de uma criança?

Decorar o quarto do seu filho pode ser uma verdadeira dor de cabeça, mas um quadro zen é necessariamente um toque original e relaxante.

Como o quarto é um dos lugares preferidos para decoração Zen, o quarto do seu filho não deve ser excluído: trazer uma decoração que permita ao seu filho relaxar e descontrair certamente ajudará a favorecer o seu sono, especialmente se o resto da decoração (cores da tinta ou papel de parede, materiais utilizados no quarto) favorecerem uma atmosfera Zen.

Para não esquecer o lado “brincalhão”, porque não favorecer o quadro Zen que representa as mandalas para o quarto do seu filho? Graças às suas formas arredondadas e à diversidade dos pequenos elementos que as compõem, podem ajudar o seu filho a despertar para a beleza das formas e desenhos.