Show Filters

O que é que o papagaio simboliza?

Com origem em regiões quentes do globo como a América Central, África, Austrália, os papagaios transportam símbolos que variam de cultura para cultura. Muitas vezes retratado no ombro de um homem, um companheiro de viagem de piratas, simboliza fidelidade. Aparece em muitas jóias medievais como uma expressão de amor. Testemunhando este símbolo, as araras azuis amazónicas vivem aos pares toda a sua vida. Quase como consequência lógica, na Índia, o periquito, frequentemente pintado na mão de uma deusa, exprime a fertilidade. Um animal falante, o papagaio é por vezes pintado em iconografia cristã ao lado da Virgem Maria. A sua canção rouca evocava um encantamento à Virgem. É também um símbolo de pureza, uma vez que as suas penas não se molham, uma imagem da Imaculada Conceição. Ave dos tribunais europeus, fala a reis e príncipes sem medo, representando a coragem por um lado, mas também a língua divina. O papagaio multifacetado apareceu cedo na literatura francesa sob o nome papegay, um termo árabe retomado pelos espanhóis como papagayo. Por sua vez, representa a arte da fala, mas também da mentira, da beleza graças à sua plumagem multicolorida, da pureza, mas também da luxúria, uma vez que o animal é muito ganancioso.
“a ave dos países quentes com um bico grande e muito curvo, capaz de imitar a fala humana”, segundo Thomas de Saluces (1394), o papagaio sempre fascinou o homem pela sua capacidade de reproduzir a linguagem. Na Índia, as palavras do papagaio são por vezes comparadas a mantras, fórmulas sagradas e repetitivas que acalmam os espíritos. Os mais devotos acreditam que a “canção” do papagaio causa, se for perspicaz, positividade na vida.

Como escolher corretamente um quadro papagaio?

O papagaio é um motivo de inspiração para pintores. O pintor flamengo Van Eyck “Madonna with a Canon” é uma bela ilustração com um papagaio verde, símbolo do renascimento, entre o Menino Jesus e a sua mãe. Andy Warhol, no século XX, usou o papagaio em todas as suas cores, amarelo, azul e vermelho. Frida Kahlo até fez um auto-retrato de si própria, rodeada por quatro papagaios multicoloridos. Desde os bestiários da Idade Média até aos papagaios modernos da Pop Art, a escolha é ampla. Hoje em dia, os papagaios são representados de várias maneiras e são embelezados nas paredes das nossas casas. A escolha nem sempre é fácil, porque o pássaro com a sua plumagem deslumbrante deve encaixar com a tinta ou papel de parede que decora a casa. Para ter a certeza de não correr mal, os quadros de papagaio ficam bem numa parede lisa e de cores pálidas, especialmente os quadros com múltiplas cores tais como o quadro parrot pop art.
Há muitas, muitas representações de papagaios. Deste ponto de vista, a escolha de um quadro com esta ave emblemática requer uma reflexão sobre o motivo. Papagaio sozinho ou acompanhado, papagaio numa árvore exótica ou numa gaiola, papagaio no ombro de um homem ou de uma mulher, o amador pode perder-se. Deve ter-se em conta que o quadro se destina a adornar uma parede durante muito tempo, daí a importância de escolher uma concepção que se gosta. Naturalmente, algo como o tamanho da moldura deve ser tomado em consideração. Um papagaio gigante numa pequena sala de estar pode surpreender os visitantes! Recomenda-se que coloque o seu quadro de papagaio ao nível dos olhos, lembrando que a posição sentada é a mais habitual numa sala de estar. Bem escolhido, um quadro de papagaio torna-se, para si e para aqueles que o admiram, um convite para viajar, a doce memória de uma estadia num país tropical.

 

Um quadro papagaio, para uma sala de estar ou cozinha?

É raro ver um quadro papagaio na cozinha. No entanto, o animal é conhecido por ser ganancioso. Adora produtos frescos e, claro, sementes. Assim, que melhor maneira de acompanhar o cozinheiro do que com uma ave voraz observando do canto do olho as preparações e cozinhando, na esperança de obter a sua parte. Se cozinhar apela ao gosto, toque e cheiro, o quadro papagaio e pó colorido pendurado em frente de uma mesa de trabalho é um piscar de olhos permanente para os amantes de belas receitas. Como testemunha silenciosa dos segredos de cozinha, o seu papagaio será a inveja de muitos.
No entanto, é nas salas de estar que os quadros papagaio são mais frequentemente encontrados. Quer seja moderno ou antiquado, a gama de quadros papagaio funde-se harmoniosamente em qualquer sala de estar. Uma tela numa sala de estar é a marca do anfitrião, o toque pessoal que faz a diferença. Qualquer pessoa que ofereça aos seus convidados uma arte composta por um papagaio  adora viajar,adora cores, movimento, vida. Muitas vezes colocados por cima de um sofá, os quadros papagaio são alegremente encontrados perto de uma janela em frente da qual pensa em voar para longe. Em ambos os casos, a ave exótica transmite emoções positivas e alegres para aqueles cujos olhos cruza.

 

Pode pendurar uma tela papagaio no quarto de uma criança?

As crianças adoram decorações e animais. Sabe que por vezes eles falam com o quadros que embeleza o seu quarto. Que melhor do que um animal que fala! Eles dão-lhes um nome, inventam histórias. As cores cintilantes dos papagaios trazem bom humor aos quartos das crianças. É muito importante envolver a criança na escolha do quadro. A criança assume a responsabilidade e desenvolve um gosto pelas obras de arte. O papagaio torna-se seu amigo. Podem copiá-lo e pendurar os seus próprios desenhos junto ao seu quadro, dando ao seu quarto um estilo muito pessoal que será admirado pela sua família. Para uma criança, a escolha de um quadro  papagaio estimula os seus sentidos e convida-o a sonhar acordado.