Show Filters

Sonha com um lugar harmonioso e zen para viver? E se concebesse a sua casa de acordo com os princípios do Feng Shui?

O Feng Shui é uma filosofia milenar que tem as suas origens no Taoísmo. Nascida na China, esta filosofia baseia-se nas 5 energias que nos rodeiam: fogo, água, madeira, metal e terra. Estas 5 energias estão ligadas por Yin e Yang, e por Chi que é a energia que percorre e liga todos os elementos do universo. A arte do Feng Shui, que se traduz literalmente como “o estudo do vento e da água”, é a arte de harmonizar o seu espaço de vida para promover o seu bem-estar e saúde.

Um interior Feng Shui concentra-se no posicionamento adequado de tudo para que o Chi (poderosa energia positiva) possa fluir livremente. Além da disposição dos objectos na sala, os quadros Feng Shui  podem participar nesta atmosfera e espalhar a harmonia desejada no local.

 

Como escolher correctamente um quadro Feng Shui para o seu design de interiores?

Para escolher correctamente o seu quadro de Feng Shui, é necessário compreender como organizar espaços e lugares. É a harmonia entre Yin e Yang que permite que Chi flua livremente no seu interior. É esta harmonia que lhe oferecerá o casulo de suavidade e serenidade com que sonha.
Para uma boa circulação do Chi (nem demasiado rápido para que não vaze, nem demasiado lento para que não bloqueie) é necessário introduzir uma parte, mais ou menos importante, de cada um dos 5 elementos básicos. Estes elementos são introduzidos por materiais, mas também por cores.

Um quadro Feng Shui deve trazer ou as cores ou os materiais que o seu interior necessita.

  • Madeira: As suas cores são o castanho e o verde. Representa saúde e vitalidade, mas também abundância com riqueza e prosperidade.
  • Fire: As suas cores são vermelho, laranja, rosa, amarelo e púrpura. Representa a paixão. É um elemento forte. Ajuda a alcançar o seu objectivo. Espalha uma energia forte.
  • Água: As suas cores são o azul e o preto. Representa calma, pureza, frescura.
  • Terra: As suas cores são bege e amarelo. A terra representa estabilidade e protecção.
  • Metal: As suas cores são o branco e o cinzento. Representa precisão, clareza, precisão e eficiência.

 

O que representa um quadro Feng Shui?

Um quadro Feng Shui responde aos 5 elementos. Está relacionado com água, madeira, fogo, terra ou metal. A sua imagem é zen, calma e tranquilizante. Por vezes pode ser dado um toque de cor mais brilhante (vermelho ou amarelo) para adicionar uma energia mais forte ao local. Este seria o caso, por exemplo, ao lado da sua secretária.

O Feng Shui tem as suas origens na observação da natureza e no princípio da interdependência entre todas as coisas que nela se encontram.

O nosso quadro Feng Shui é inspirado por esta observação da natureza. Com eles, entra no seu interior. Eles convidam-no à meditação e à contemplação.
A água é um elemento importante. Traz calma e serenidade. Quando flui (como uma fonte), permite que o Chi se difunda na sala. Um quadro de Feng Shui representando uma cascata e uma montanha, um riacho ou um peixe em movimento na água pode trazer energia positiva para a sua casa.

Terra e madeira podem ser encontradas em quadros de flores, árvores ou florestas. Eles dão à sua casa uma sensação de estabilidade e prosperidade.

Mas acima de tudo, confie em si próprio. O Feng Shui utiliza símbolos. A representação de um animal selvagem deve ser evitada para criar uma atmosfera relaxada e zen. Mas se uma imagem o acalma e representa calma e serenidade para si, ela tem o seu lugar na sua casa. Um quadro de Buda ou um Aum (ou Om) pode trazer o humor positivo e calmante que procura se tiverem esse significado para si. Deixe que as suas emoções o guiem na criação da atmosfera e do interior que lhe convém.

 

Em que divisão pode colocar um quadro Feng Shui?

O seu quadro Feng Shui pode ser colocado em qualquer divisão da sua casa. Só precisa de respeitar a harmonia do seu quarto e a sua própria energia.

A sua sala de estar, por exemplo, é um local para relaxar, conhecer ou partilhar. É por vezes calmo, e cheio de energia. Pode escolher um quadro que reflicta estas diferentes energias com uma base zen, em cores pastel. Ao adicionar alguns detalhes brilhantes (tais como velas ou um objecto vermelho) pode deixar fluir a quantidade certa de energia através da sala.

Em contrapartida, o quarto é um lugar de intimidade. Evitar cores brilhantes que tragam demasiada energia e não sejam propícias ao sono. Escolha um esquema de cores que esteja de acordo com a intimidade do seu casal ou pessoal. Para evitar deixar o seu Chi pingar, evite imagens de água sobre a sua cama.

 

Podemos colocar um quadro Feng Shui no quarto de uma criança?

O quarto de uma criança é um espaço próprio. No seu quarto, uma criança dorme, brinca, aprende, descansa. É um lugar de vida por direito próprio.
Um quarto de criança Feng Shui responde a todas estas energias.
Ao escolher o seu quadro, concentre-se primeiro nas cores. No quarto de uma criança, cores suaves são preferíveis. Se quiser acrescentar cores brilhantes, elas devem vir em pequenos toques.

O seu quadro de Feng Shui deve ter um simbolismo calmante.Este quadro não deve tornar-se assustador para o seu pequeno.
Finalmente, como em qualquer quarto, evite um tema de água.

Para além destas poucas directrizes, deixe que os seus sentimentos o guiem. Ouça a sua intuição e confie em si mesmo para compor o quarto mais tranquilizador para o seu filho.