Show Filters

Como escolher corretamente um quadro mandala para a decoração da sua casa?

Cada quadro Mandala é diferente na complexidade e beleza dos seus detalhes. Como escolher o quadro certo, em função da decoração do seu interior?

Para este tipo de quadro, ainda mais do que para os outros, é necessário ouvir os sentimentos de cada um para poder fazer uma escolha. Segundo o escritor Bailey Cunningham no seu livro sobre mandalas, a mandala tem uma ligação com a psicologia e a espiritualidade. É um padrão utilizado ao longo de séculos e culturas como um meio de viagem espiritual e de realização pessoal. O quadro Mandala é um quadro a ser contemplado e é por isso que a paixoneta deve ser tida em conta.

Numa nota mais técnica, eis três coisas a considerar na escolha do seu quadro: estilo de decoração, cor e tamanho.

Os estilos

O quadro Mandala é um trabalho abstrato e porque Tabloide oferece-lhe uma variedade de cores (Mandala Amarela e  Mandala Azul), este tipo de quadro encontra facilmente o seu lugar em diferentes estilos de design de interiores. Todos são livres de usar a sua imaginação e originalidade! Dito isto, existem 3 estilos principais que muitas vezes combinam bem com um quadro Mandala.

Em primeiro lugar, a étnica: Esta decoração que evoca viagens na Índia, no Nepal, no Leste… Este estilo mistura habilmente as cores. Os padrões e o aspecto flamante da mandala que combinam facilmente com os bordados indianos das almofadas, os tapetes coloridos com borlas, as estatuetas de elefante, os pratos coloridos e as lanternas marroquinas, trazidos de um passeio em Marraquexe. Nesta atmosfera íntima, a mandala é ao mesmo tempo decorativa e relaxante.

Em segundo lugar, a decoração Zen: Este estilo é mais sóbrio que a decoração anterior. É melhor escolher um quadro Mandala menos visivel. Estátuas de Buda, bonzai, prateleiras de bambu e lâmpada de sal podem completar a decoração. A ênfase será dada às curvas, por um lado com a Mandala, mas também com a escolha de uma prateleira redonda, por exemplo, ou qualquer outra mobilia com formas arredondadas. Elementos naturais tais como madeira e pedras podem ser utilizados de forma favorável nesta decoração.

Em terceiro lugar, o estilo chique boémio ou estilo hygge: esta decoração é caracterizada pelos seus beiges e cores claras. É portanto preferível um quadro Mandala. Acentuará a sensação de bem-estar e o humor alegre na simplicidade que este tipo de decoração procura. Outros elementos podem ser acrescentados, tais como, por exemplo, um caça sonhos de lã com as suas penas brancas, alguns móveis ou pequenos espelhos de rotim, cestos de vime, e um ramo de flores de papoilas.

As cores e o tamanho

A cor do quadro Mandala deve estar em harmonia com as cores dominantes no seu quarto. As mandalas mais neutras irão mais facilmente misturar-se com qualquer atmosfera.

O tamanho do Quadro Mandala deve ser considerado em relação à altura do teto da sua casa e ao tamanho da sua parede.

Quanto maior for a parede, maior deve ser o tamanho do quadro, a fim de manter um equilíbrio visual. Tabloide oferece 7 tamanhos de impressão, variando de 20cmx40cm a 80cmx160cm para satisfazer todas as necessidades.

Como regra geral, deve manter uma distância mínima de 15 centímetros entre a sua mobilia e a borda do seu quadro.

O que representa um quadro mandala?

A mandala representa simbolicamente, na sua forma circular, a totalidade. Ou seja, tudo o que existe: o universo como um todo. Para compreender isto, precisamos de voltar à raiz da palavra e à sua utilização na história.

A mandala é uma palavra em sânscrito que significa “círculo”.
Os desenhos e pinturas em mandala são elementos ubíquos na espiritualidade budista tibetana, e têm sido ao longo de mais de um milénio. Por volta de 5oo d.C., já existiam exemplos do motivo mandala na arte budista. Por volta de 800 d.C., foram utilizadas mandalas nos murais dos santuários.

Em várias tradições espirituais na Ásia, a mandala tem sido utilizada em ritos sagrados. É um instrumento de meditação, bem como um exercício espiritual. Por vezes sob a forma de mandalas de areia, simboliza a impermanência das coisas, a paciência e a devoção. Pode parecer estranho e inútil passar dias a trabalhar para criar um trabalho efémero. A mandala é uma prova de que o processo para o indivíduo é tão valioso como o resultado final. Não é apenas o objecto final ou a realização (efémera) que conta, mas o estado de espírito em que o indivíduo concentrou a sua atenção, em cada fase da criação. O resultado é um objectivo a alcançar, um destino, o valor está na própria viagem. É por isso que a mandala representa a viagem da mente em direcção ao centro da mandala.

Em que divisão pode colocar um quadro mandala?

O quadro Mandala, na sua função de reequilíbrio e relaxamento emocional, é particularmente adequado para o quarto, o lugar de descanso favorito. O quadro, nos seus grandes formatos, encontra o seu lugar muito bem. Neste caso, será necessário assegurar uma distância suficiente entre a borda da mobilia e as bordas do quadro. Ou na parede virada para a cama, de modo a concluir e começar cada dia com uma energia pacífica.

O casa de banho pode ser um local adequado para um quadro mandala, uma vez que é uma área de passagem diária e um espaço de autocuidado e bem-estar. Isto pode funcionar perfeitamente com uma casa de banho que tenha mosaicos.

Um quadro Mandala  na sala de estar? Este é um lugar perfeito para escolher um belo quadro, pois é, em muitos casos, uma das maiores divisões da casa. É um espaço de vida para a família e um espaço de socialização com os amigos. O que poderia ser melhor do que um quadro relaxante para colocar todos num clima de paz?

O Quadro mandala pode ser adaptado a muitos estilos e pode ser usado em quase qualquer sala. Por ser abstracto, enquadra-se em qualquer atmosfera. É um elemento decorativo sem estar limitado a um único tema.

Podemos colocar um quadro mandala no quarto de uma criança?

O quarto de uma criança é tanto um espaço pessoal como o lugar onde as crianças pequenas constroem a sua identidade. O quadro Mandala é particularmente adequado, uma vez que é esteticamente agradável, abstracto e relaxante de se ver. São padrões com muitos pormenores que os pequenos gostam de ter em exposição, e há muitos livros infantis no mercado com este tema.

De uma forma mais subtil, a mandala é uma forma sagrada, utilizada em diferentes culturas, como um elemento que traz bênçãos e benefícios. O Budista e a mandala hindu são uma representação simbólica do universo. A rosácea nas catedrais cristãs é um símbolo de pureza e amor e o círculo evoca a harmonia cósmica. Os ornamentos geométricos na arte islâmica estão relacionados com a geometria dos fractais finitos, flores e estrelas, como uma forma de se aproximarem do divino.

Estes são valores de amor e unidade que estão ligados ao quadro Mandala. Além disso, o aspecto meditativo cria uma atmosfera agradável para as crianças pequenas, uma vez que estas têm uma sensibilidade acrescida para o mundo. Para fazer do quarto de uma criança um santuário de paz, recomenda-se a escolha de cores suaves que sejam propícias ao sono. Tons como o azul, verde, roxo claro e outras cores pastel são os melhores.