Show Filters

A decoração do seu interior envolve necessariamente o revestimento das paredes. De facto, embora seja recomendável não os carregar com mobilia, também não é aconselhável deixá-los completamente vazios, especialmente se a sua superfície for grande. Integrado num tema-marinho decoração interior ou não, o quadro mar oferece uma bela escolha de atmosferas naturais, dinâmicas ou calmantes.

Como escolher um quadro mar para o seu design interior?

É importante pensar em três critérios essenciais. Em primeiro lugar, pense na atmosfera, na energia que quer ver a circular no seu quarto.

O mar oferece de facto perspectivas diferentes, para diferentes estados de espírito. Para um relaxamento humor, por exemplo, pode encontrar uma ampla escolha de quadros marinhos representando um oceano suave e calmante ao sol, mal marcado por alguns detalhes como um barco tranquilo ou um por do sol à distância.

Múltiplas representações de por do sol, por vezes com uma praia ou paisagem serena, podem também contribuir bastante para aquele humor descontraído a que aspira. Para uma atmosfera mais dinâmica, mesmo desportiva, uma bela e impressionante onda pode fazer a diferença, ou a visão de um barco que desafia os elementos. Finalmente, para um aspecto natural, um quadro retratando animais marinhos no seu elemento grandioso pode ser muito popular tal como o  quadro golfinho e leão marinho no mar.

A seguir, pense nas dimensões e composição. De facto, um quadro mar deve ter o seu devido lugar. Não deve devorar o espaço e sufocar a sua peça. Inversamente, um quadro ridiculamente pequeno poderia parecer e sentir-se incongruente e totalmente fora de contexto. Idealmente, um espaço em branco na sua parede deveria rodear o seu quadro. Pode-se optar por uma única tela, mesmo grande, ou por uma composição de várias telas de vários tamanhos, formando um todo homogéneo e graficamente original.

Finalmente, pense em incluir o quadro mar numa visão global da sua decoração interior. De facto, o seu quarto pode já ostentar a marca de um estilo específico. Por consequente, as cores e materiais já presentes podem ser recordados dentro da divisão escolhida. Em alguns casos, porém, se tiver o olho certo, os quadros podem destacar-se, especialmente num estilo mais gráfico e contemporâneo, especialmente se merecerem ser particularmente destacados.

 

O que representa um quadro mar?

Um mar forte pode representar vários tipos de assuntos: o próprio oceano, a vida selvagem do oceano, assuntos costeiros, e finalmente barcos e humanos ligados ao mar.

O oceano pode ser representado de várias maneiras. Pode ser uma enorme e tranquila extensão de água, ou pode ser jogada em várias tonalidades de luz e reflexos de luz solar. Isto pode prestar-se a belas composições na sua parede. As ondas são também uma forma de representar o oceano em movimento.

Os animais marinhos no seu elemento são uma fonte de inspiração muito diversificada e altamente valorizada. Os peixes, grandes ou pequenos, em grandes planos, em cardumes ou à distância, podem apresentar uma escolha bem-vinda, com muitas possibilidades de cores. O mesmo se aplica aos cetáceos, mas também a vários tipos de aves, e a alguns mamíferos marinhos amigáveis, tais como focas ou ursos polares.

A costa também oferece uma interessante gama de temas. Há algo para todos. As praias compostas com coqueiros são muito populares, mas outros tipos de praia são possíveis, tais como as longas praias da Normandia ou as praias de calhau. As costas das falésias também podem ser muito atrativas, e algumas paisagens portuárias, ou com um farol, também são bonitas.

Finalmente, a presença humana pode por vezes causar disparos soberbos, transferidos para a tela. Por exemplo, diversos barcos de pesca ou num registo mais desportivo, surfistas. De perto ou de longe, esta pode ser uma oportunidade para se concentrar em temas que lhe seriam caros.

Em que divisão pode colocar um quadro mar?

Um quadro mar pode encontrar o seu lugar em muitas divisões, desde que o tema seja adaptado a elas.

Num quarto, é óbvio que a tendência é para a calma. Os desportos ou cenas selvagens demasiado dinâmicas não são portanto geralmente adequados. Para um quarto, apreciamos geralmente cores bastante claras, mesmo brilhantes, mas sem excesso. É o caso das paisagens de um oceano calmo e extenso, de cetáceos na distância evocando lentidão e serenidade. Também é possível favorecer cores quentes, deliciosos pores-de-sol num mar calmo, uma praia que evoca descanso e tranquilidade.

São provavelmente as salas de estar que mais se prestam ao jogo da variedade. Tudo depende da atmosfera geral. Se quiser enfatizar a sua paixão, por exemplo o surf, o assunto é bastante óbvio e um belo quadro montado na parede fará a diferença se for bem escolhido. Temas mais neutros podem destacar a luz no seu quarto, uma atmosfera zen, ou mesmo uma atmosfera ensolarada se o seu mobiliário tiver cores de madeira.

Os quartos mais pequenos podem ser compostos por um navio. Isto é particularmente verdade no que diz respeito às casas de banho. Uma pequena decoração numa casa de banho, bem colocada, pode ser muito agradável. Alguns coqueiros junto ao mar ou peixes mais neutros, encontrarão de bom grado o seu lugar numa cozinha. Finalmente, algumas paisagens convidando a viagem apreciarão adornar um corredor.

Pode colocar um quadro mar no quarto de uma criança?

Sim! Porque as crianças são naturalmente sensíveis à decoração do seu quarto. Podem gostar de escolher um quadro que lhes possa recordar, por exemplo, férias. É também um pretexto para sonhar com viagens, no fim do mundo, ou com magníficos navios: navios são frequentemente objectos de fascínio! É também comum as crianças gostarem de uma decoração animal: animais marinhos e peixes podem então encontrar um local de escolha.