Show Filters

Os tributos a Paul Gauguin estão a multiplicar-se. Este precurso da pintura moderna fascina com as suas criações coloridas. Os seus quadros dão testemunho da sua paixão pela arte de outros lugares. Neste guia, contamos-lhe tudo sobre as obras deste grande artista pós-impressionista.

 

Como escolher um quadro Gauguin para a decoração da sua casa?

Os obras de Paul Gauguin são um convite para viajar. Realçam a ambição artística de um pintor atento aos detalhes, apaixonado pelo concreto, pela natureza. O seu génio cromático não tem igual. Para aqueles que não sabem qual dos quadros do artista deve escolher para decorar a sua casa, aqui estão algumas ideias:

 

  • Para uma decoração original

Gauguin produziu uma série de quadros. Entre as suas obras que se destacam neste cenário está Cristo no Jardim das Oliveiras (1889). O Auto-Retrato com o Cristo Amarelo (ca. 1890) e o Auto-retrato com  Nimbus (1888-1889) são também quadros populares do artista. Estas obras são certamente de interesse para aqueles que apreciam quadros religiosos. São também uma boa escolha para a decoração original, independentemente da filiação religiosa.

 

  • Um pedaço do mundo em casa

Marinheiro, depois corretor, antes de se estabelecer como pintor, Paul Gauguin viajou extensivamente. O artista foi muito inspirado pelas terras que conseguiu descobrir para algumas das suas obras. Os ambientes criados neste quadro são perfeitos para viajar até ao fim do mundo sem sair de casa: Mulheres do Taiti na praia e o quadro Fata Te Miti. Os nostálgicos da França que vivem noutros lugares serão seduzidos por obras como La Seine vue du Pont d’Iéna e La Seine, à Passy.

 

  • Para o prazer de simplesmente decorar

Um quadro é um elemento decorativo intemporal. Tem esta característica especial para realçar um interior moderno. As obras realizadas com paixão por Gauguin não são excepção a esta regra. Não é importante escolher uma obra de arte com um tema particular do artista. Escolhe-se um quadro de acordo com o seu gosto artístico ou sentimento.

 

Em que divisão pode ser pendurado um quadro de Gauguin?

Quadros por grandes artistas como Gauguin pode ser pendurado em qualquer parte da casa. No entanto, alguns parâmetros merecem atenção para uma decoração de sucesso.

O primeiro é a medida do quadro, uma vez que isto tem uma grande influência sobre o visual. Uma grande obra encontra naturalmente o seu lugar no hall de entrada ou na sala de estar. O segundo parâmetro a considerar é a cor. No caso de Paul Gauguin, deve saber que ele é um pintor que gosta de misturar cores. A maioria dos seus retratos brilha não só pelo seu exotismo, mas também pela ricidade das cores. Estas obras encontram o seu lugar em divisões muito frequentadas, como a sala de estar ou o quarto.

Em qualquer caso, é importante colocar o quadro de Gauguin numa sala onde possa ser preservado. A sua localização determina a longevidade de uma obra. Se desejar exibi-lo numa sala “gordurosa” como a cozinha, deve ter o cuidado de o proteger o mais possível. A mesma precaução é necessária para desafiar a proibição de colocar um quadro em salas com um elevado nível de humidade. Por exemplo, na casa de banho, a tela deve ser protegida com uma moldura de vidro para evitar danos.

 

O que há de especial num quadro de Gauguin?

Paul Gauguin é um artista excepcional. Ele sabe como fazer falar as cores. É o representante perfeito do neoimpressionismo. Aluno de Pissaro, herdou dele uma habilidade pictórica inimitável. Também se diz que é influenciado por outros grandes artistas como Raphael, Ingres e Degas.

A riqueza da cor é uma particularidade do trabalho de Gauguin. É também um pintor que evoluiu lentamente do impressionismo para o simpatetismo. Esta última representa uma corrente na forma não naturalista. Baseia-se na exploração da saturação subjectiva da cor para expressar a ideia do trabalho. O pintor também tem o cuidado de desenhar um desenho conciso para transmitir os seus pensamentos.

Gauguin também tentou a sua mão ao isolacionismo de cor com os seus retratos. O pintor teve bastante sucesso com esta técnica, que provou ser compatível com o lado abstracto do seu desenho. “Les Misérables”, um trabalho que ele fez em 1888 é um exemplo perfeito deste casamento bem sucedido.

 

Pode pendurar um quadro Gauguin no quarto de uma criança?

Decorar o quarto de uma criança com um quadro permite-lhe trazer suavidade e alegria a este espaço. No entanto, é aconselhável escolher bem a tela para uma decoração de sucesso. Além disso, a questão do tamanho é importante com este tipo de ornamento. Deve-se ter em conta que as camas das crianças são mais estreitas do que as dos adultos. Neste caso, um tecido que seja mais comprido do que largo é preferível para um efeito visual agradável.

A maior parte dos quadros de Gauguin é caracterizada pela sua riqueza de cor. Estas obras podem ser colocadas num quarto de criança, desde que estejam em harmonia com o estilo do quarto. É também importante que escolha um quadro lúdico ou pensativo. Isto ajuda a despertar a paixão da criança pela arte: Vira numa poltrona, As mós (O campo da batata), Primeiras flores, Efeito neve, etc.

Outra dica: também deve saber que agora é possível pendurar um quadro sem perfurar a parede. Para o fazer, basta optar por alternativas aos pregos, tais como ganchos adesivos e cola super3. Para pendurar um quadro principal numa parede pintada, também se pode usar separadores adesivos, que são posicionados no quadro e na parede. Para os remover, basta puxar a parte inferior da aba saliente.

Finalmente, aqueles que tiverem a sorte de poder fazer furos na parede podem usar calhas de imagem. Estes são uma espécie de ferro de engomar angular que está preso ao topo da parede. Para além de serem eficazes para pendurar uma tela Gauguin, os carris de imagem são quase invisíveis.