O seu carrinho

Asistencia Cliente🇵🇹

 

-15% DE DESCONTO COM O CÓDIGO RDA10

Como transformar um aquário num objeto de decoração?

Uma das melhores maneiras de criar um interior único, colorido e animado é brincar com a decoração de aquários. Esta decoração irá melhorar o ambiente da sua casa. Por outro lado, o vidro é um material durável e resistente, pelo que é sempre uma boa ideia pensar em reciclar o seu aquário (o recipiente), mesmo que pareça velho. Poderá transformá-lo em objectos decorativos sublimes para animar a sua sala de estar ou qualquer outra divisão, dando-lhe um toque de elegância. Neste artigo, descubra 5 maneiras de transformar um aquário num objeto de decoração.

1. Decorar o seu aquário

Se tem um aquário com um ou mais peixes, pode facilmente decorá-lo de forma a valorizar a sua decoração. Ao brincar com a decoração do aquário, pode criar uma bela decoração. É também uma óptima maneira de cuidar melhor dos seus peixes.

Tenha em conta o tipo e a forma do seu aquário

Quando se trata de decorar o aquário, é absolutamente necessário ter em conta o seu tipo e forma. O conforto e o bem-estar dos seus peixes dependem disso.

No que diz respeito ao tipo de aquário, existem aquários para peixes de água doce quentes e aquários para peixes de água doce frios. No primeiro caso, optará por uma decoração neutra, com muitas plantas. No segundo caso, opte por um ambiente leve e minimalista. Os aquários têm várias formas. Este aspeto não terá uma influência direta no bem-estar dos peixes, mas deve ser tido em conta na adaptação da sua decoração.

Escolher o substrato

O substrato deve ser colocado no fundo do aquário a uma certa profundidade (7 a 10 cm de altura). Este substrato constituirá o chão do aquário. Por isso, é preferível o “ cascalho “. Consoante o tipo de peixe, a granulometria deve ser muito fina ou bastante grosseira. O areão também se encontra numa variedade de cores. A escolha da cor é muito importante, pois também ajudará a embelezar a decoração do seu aquário.

Decore o seu aquário com plantas

une personne plonge une plante aquatique dans un aquarium plein d'eau. il y a également une maisonette et d'autres petites plantes dans l'aquarium. d'autres plantes aquatiques attendent d'être immergées dans l'eau près de l'aquarium.
Colocar plantas decorativas

Para decorar o fundo do seu aquário, tem duas opções: plantas naturais ou plantas artificiais. Seja como for, as plantas são indispensáveis. Dão aos peixes uma sensação de segurança e permitem-lhes esconderem-se furtivamente.

As plantas artificiais estão a tornar-se cada vez mais realistas, especialmente em termos de acabamento. Parecem-se quase com as plantas naturais. Além disso, estão disponíveis numa gama de cores raras, permitindo-lhe criar uma decoração verdadeiramente única e original que acentuará a beleza do seu interior.

As plantas naturais, por outro lado, permitem-lhe criar um verdadeiro jardim de plantas. Este evoluirá gradualmente ao longo do tempo de uma forma fascinante e cativante. Podem também ser utilizadas como alimento para os peixes. Muito prático! Uma vez escolhidas as plantas, é preciso pensar nos acessórios que vão melhorar ainda mais o ambiente. Trata-se de borbulhadores, esconderijos, pedras coloridas, objectos 3D para uma maior originalidade, etc.

Pode também colocar um poster brilhante e atraente no exterior (verso) do vidro, começando pelo fundo. Nas lojas de aquários, é possível comprar uma grande variedade de cartazes sobre o fundo do mar em diferentes estilos. Escolha um poster que corresponda ao ambiente e à paisagem aquática que pretende criar (exótico, tropical, etc.).

2. Transforme o seu aquário numa vitrina de escritório

Infelizmente, o seu peixinho dourado deixou-o e não sabe o que fazer com o aquário vazio? Uma vitrina para o seu escritório é uma ideia engenhosa. Pode utilizá-la para decorar o seu escritório com algo original e autêntico. Tudo o que tem de fazer é dar asas à sua criatividade. Como é que se faz?

Os materiais a utilizar

Para fazer a sua vitrina de escritório, vai precisar de :

  • umaquário para reciclar ;
  • um pedaço de contraplacado do tamanho da tampa do seu aquário;
  • tinta preta, para pintar a tampa e os bordos do aquário;
  • um pincel;
  • um puxador de gaveta;
  • uma chave de fendas;
  • um pequeno gancho para aparafusar.

A construção

Depois de ter reunido todos os materiais necessários, pode começar a usar o seu talento inventivo. O primeiro passo é pintar a placa de contraplacado com tinta preta em ambos os lados. Vale a pena referir que pode utilizar outra cor de tinta, consoante o efeito que pretende (tons mais claros ou mais brilhantes). Mas o preto continua a ser uma aposta segura.

A segunda etapa consiste em aparafusar a pega no centro da sua tábua. Para o efeito, utilize a chave de fendas e os parafusos. Finalmente, no lado oposto da tábua, desenhe uma linha com marcas. Em seguida, aparafuse os ganchos nas suas marcas. Para ser mais claro, para fazer as suas marcas, pode começar por desenhar uma linha reta ao longo do comprimento da tábua. Depois, com uma régua, marcará pontos a distâncias iguais ao longo do comprimento da tábua. Estes são os pontos onde serão fixados os ganchos de aparafusar.

E já está, a sua vitrina de secretária está pronta para embelezar o seu espaço de trabalho. Utilize o quartzo preto para embelezar o fundo do seu aquário. O resultado será sensacional, como verá. Para completar a sua vitrina, pendure algumas das suas fotografias preferidas para criar um ambiente familiar. Basta pendurá-las nos ganchos de aparafusar.

3. Utilize o seu aquário como luz tropical

A iluminação é um elemento essencial da decoração de interiores. Contribui em grande medida para o bem-estar de todos os habitantes da casa. Por isso, é um aspeto importante a ter em conta na decoração das suas divisões.

Pode utilizar o seu aquário como uma luz tropical, cheia de cores bonitas. E deixe-se transportar para o Rio de Janeiro :).

Materiais a utilizar

Um aquário retangular será perfeito para fazer o seu candeeiro tropical. Vais precisar de :

  • um aquário ;
  • uma placa de contraplacado pintada de preto do tamanho da tampa do seu aquário;
  • um sistema elétrico;
  • fio de pesca;
  • uma coroa de flores de papel;
  • pequenas flores de papel
  • purpurinas ;
  • um berbequim;
  • um serrote do tamanho da tua manga.

Fazer o candeeiro

Há seis etapas para fazer o seu candeeiro. Em primeiro lugar, é necessário determinar o centro da sua tábua de cortar. De seguida, utilize a serra para fazer furos na tampa. Nesta altura, pode também fazer dois pequenos furos de cada lado do furo principal. Estes dois pequenos furos permitir-lhe-ão fixar a coroa de flores.

Após estas duas primeiras etapas, é necessário montar o seu sistema elétrico e instalar a lâmpada. A lâmpada deve ser colocada de forma a ficar fixa no orifício, de modo a ficar no interior do aquário. Uma vez instalada a lâmpada, a quarta etapa consiste em forrar o fundo do aquário. Isto é feito com a purpurina. De seguida, coloque as flores de papel por cima da purpurina.

A última etapa consiste em utilizar o arame para pendurar a coroa de flores. Segure a coroa de flores nos furos que fez de cada lado. A coroa de flores deve ser colocada de forma a ficar no interior do aquário e a rodear o candeeiro. Uma vez feito isto, o seu candeeiro tropical está completamente pronto. Pode então utilizá-lo para criar uma decoração inspirada nas plantas, com cores bonitas e brilhantes de primavera. Com um papel de parede floral e um cesto de fruta em vime, poderá desfrutar de um ambiente quente e estival. Na sala de estar, a sua decoração será uma sensação.

4. Utilize o aquário para decorar com um tema “marinho

O tema “marinho” é um tema de decoração de interiores que oferece uma infinidade de possibilidades. Basta escolher os acessórios de decoração certos, as cores certas e os materiais certos para obter um efeito deslumbrante.

Os materiais a utilizar

Para criar uma decoração marinha, vai precisar de :

  • vários aquários de diferentes tamanhos e formas, se possível ;
  • conchas ;
  • estrelas-do-mar
  • contas de vidro
  • granito (preto, cor-de-rosa, branco), areia colorida ;
  • corante colorido
  • correntes ornamentais, se desejar.

A sua realização

composition de plantes succulentes dans un bocal en verre avec des couches de cailloux de diverses couleurs en guise de sable
Jarra com suculentas

Para criar o seu cantinho decorativo, comece por dispor as suas jarras ou aquários na superfície onde pretende criar a sua decoração. Pode ser uma mesa, um móvel, uma secretária, etc. Antes de colocar os frascos, é necessário colori-los (opte por uma tinta azul ou verde-limão para obter um resultado verdadeiramente esplêndido). O branco e o azul (nas suas diferentes tonalidades) são as melhores cores para uma decoração marinha de sucesso.

É também de salientar que pode dispor os frascos de forma aleatória, sem ter necessariamente em conta o seu tamanho ou forma. Esta variedade dará um toque“fora do comum” à sua decoração. Quando os copos estiverem no sítio, pode decorá-los. Primeiro, coloque areia colorida ou quartzo colorido no interior dos aquários. De seguida, adicione uma camada de pérolas coloridas, consoante a altura que desejar. Em alternativa, pode optar por conchas ou estrelas-do-mar em vez de pérolas.

Tudo o que precisa é de um pouco deimaginação e criatividade. Verá como os seus frascos ficarão cheios de estilo. E para valorizar ainda mais a sua decoração marinha, pode acrescentar alguns objectos, como um pequeno barco, uma âncora de barco como decoração de parede, etc. Por isso, não se esqueça de fazer tudo para criar uma decoração bonita e atraente.

Ler também: 17 dicas de decoração para esconder os fios eléctricos

5. Reutilize o seu aquário como um terrário

Une vue grand angle d'une plante d'intérieur dans un vase en verre sur la table sous les lumières
Terrário

Quando se encontra com um aquário vazio, este recipiente pode trazer-lhe muito mais benefícios do que pensa. Uma forma útil e eco-responsável de o reutilizar é transformá-lo num terrário. Imagine um frasco de vidro com magníficas plantas verdes, vermelhas ou cor de laranja. Não seria interessante?

Um terrário realçará a beleza da sua casa e dar-lhe-á um aspeto fantástico. Além disso, não precisa de muito para criar esta pequena maravilha. Tudo o que precisa é de um pouco de bricolage. Plantas, água, substrato e pode criar alguns terrários verdadeiramente magníficos. Basta fazer uma boa montagem depois de reunir os materiais, as ferramentas e os componentes. Em seguida, escolherá um bom local para o seu aquário-terrário, mas sobretudo terá o cuidado de o manter corretamente.

O equipamento a utilizar

Antes de entrar no cerne da questão, é importante salientar que não existe um modelo fixo de terrário. Explicaremos como fazer um. Mas depois disso, a escolha das plantas, das cores, etc., dependerá dos seus desejos e da sua inventividade. E com um pouco de engenho, o seu ornamento interior será grandioso.

Para fazer um terrário, vai precisar de :

  • um quadrado e um metro;
  • uma pistola de massa de vidraceiro
  • parafusos de fixação
  • duas esponjas
  • um cortador e luvas;
  • uma lixa 400 ;
  • o aquário ;
  • uma grelha de aço inoxidável de 160 u para cobrir a parte superior do aquário;
  • e ripas de madeira.

A sua construção

Não é necessário seguir estas instruções à letra. Como dissemos, este projeto é mais do tipo “faça você mesmo”, por isso é consigo!

Seleccione os seus componentes

O primeiro passo é escolher os seus componentes. Vai precisar de terra para vasos e de bolas de argila. Encontra-os em lojas especializadas. Estas servirão de terra ou de suporte para as suas flores de interior. Quanto às plantas, a escolha é sua. A maior parte das plantas pode crescer num recipiente de vidro.

No entanto, recomendamos que opte por espécies tropicais como a ficus retusa, a phitonia e a nephrolepis. São um pouco como mini-arbustos e têm um ótimo aspeto. Mas também pode preferir as algas marinhas. Neste caso, a vesicularia montagnei ou a vesicularia dubyana seriam perfeitas. Estas algas formarão o tapete verde do seu terrário. O resultado final será verdadeiramente profissional. No entanto, a sua utilização é facultativa.

Limpe o seu aquário

É essencial que o seu aquário seja suficientemente grande para acolher um certo número de plantas. Para limpar o seu recipiente, utilize água e sabão natural. Evite os detergentes para a loiça. De seguida, utilize um pano limpo para secar o aquário. O próximo passo é fazer um buraco no fundo do recipiente para que os líquidos possam escorrer facilmente. Não te esqueças deste pormenor, senão o terrário apodrece por dentro.

O seu aquário está agora pronto para receber as plantas.

Proceder ao arejamento

Nesta fase, é necessário retirar a parte que cobre a parte superior do aquário para a ventilação. De seguida, corte duas ripas de madeira do mesmo comprimento que o aquário e com 4 cm de largura. Depois, cole-as na parte superior do vidro. O passo seguinte é colocar a grelha de 160 u sobre esta área. Fixe-a com parafusos de fixação e dois grampos. O resultado? Terá um teto móvel que pode abrir e fechar como quiser. Por fim, limpe mais uma vez o interior do vidro para retirar o pó e os resíduos de madeira que possam ter-se depositado durante a instalação.

Instalar o solo e plantar as plantas

Para o solo, é necessário colocar uma camada de bola de argila e de terra para vasos, tudo a uma altura de 10 a 12 cm. Comece com uma camada de 2 a 3 cm de bolas de argila, que espalhará no fundo do recipiente. De seguida, coloca-se uma camada de terra para vasos com 3 a 4 cm de espessura.

De seguida, coloque 3 cm de bolas de argila e 4 cm de terra para vasos. Para além de ser visualmente agradável, esta estratificação é essencial para a sobrevivência das plantas.

Uma vez a terra preparada, só falta plantar as plantas. E é aí que tudo se torna mais fácil. Tenha muito cuidado ao colocar as suas plantas na terra para vasos. É preferívelutilizar uma ponta e não os dedos. Assim, reduz-se o risco de as suas plantas frágeis ficarem moles.

Depois de ter plantado as plantas da sua escolha, acrescente mais algumas bolas de argila, cascas de árvore, pedaços de pedra bruta ou vasos de barro. Estes serão os ornamentos sublimes do seu terrário. Por fim, regue tudo com uma pistola de água.

Nesta fase, pode procurar um bom local para exibir o seu belo terrário. Evite os locais demasiado frios ou demasiado quentes. Encontre o equilíbrio certo, para que haja uma boa corrente de ar e muita luz e, acima de tudo, mantenha o seu terrário bem conservado.

Transformar um aquário num objeto de decoração: em poucas palavras

Em última análise, é possível transformar um aquário num objeto de decoração. A primeira maneira é decorar o seu aquário (que contém os peixes) com um belo design marinho, para que fique bem no seu quarto. A segunda maneira é reciclar um aquário que parece velho ou que já não usa e transformá-lo em ornamentos sublimes. Pode utilizá-lo como um expositor de secretária, um candeeiro, um jarro decorativo ou um terrário.

Então, para que pensa utilizar o seu aquário? Conte-nos tudo nos comentários.

Entrega gratuita

a partir de 90 euros de compras*

Serviço de apoio ao cliente reactivo

6/7 dias via E-mail

Entrega em Portugal

Entrega em todo o país

100% Seguro

PayPal / MasterCard / Visa

10% de desconto em toda a loja!

Junte-se à nossa lista de clientes VIP e tire partido das nossas ofertas exclusivas, promoções, vendas privadas e receba o seu presente de boas-vindas.